quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ENTENDENDO A FÍSICA QUÂNTICA PARA ADMINISTRAR SUA EMPRESA

Muitas técnicas, metodologias e conceitos de administração foram criados, moldados, ensinados e aplicados nos últimos 100 anos.
Todavia nenhum deles sobreviveu por mais de 10, no máximo 15 anos. Foi substituído em parte ou totalmente por outro método dito mais moderno. Esta extinção está sendo motivada porque as técnicas administrativas atuais estão desobedecendo leis e normas, leis estas tão antigas como o próprio universo. Newton sistematizou e formulou leis há centenas de anos atrás que foram excepcionalmente importantes, gerando os cálculos astronômicos precisos de eclipses, trajetórias de planetas, asteróides. Mas com aquelas leis não chegaríamos à lua.
Max Planck iniciou e Einstein formulou leis complementares que não só suplantaram àquelas, como também adicionaram mais conceitos.
Planck e Einstein, somente através da observação da natureza e do cosmos, conseguiram enxergar o que estava errado e modificar, gerando o que conhecemos hoje como a Física Quântica. A física newtoniana é cartesiana, linear, reta, quadrada, burocrática. Como as técnicas administrativas atuais. A empresa quântica é curva, natural, global, imprevisível, flexível, integrada.

Portanto na Empresa Quântica, as técnicas são impostas naturalmente, obedecendo as leis da
natureza, buscando qualidade e não quantidade ou metas, sem atrasos, afobamentos, traumas. Na Empresa Quântica os recursos naturais, a mão de obra e a informação são mais importantes que o capital, o dinheiro. Nos últimos 20 anos apareceram inúmeras mudanças conceituais e operacionais da Administração de Empresas e, por conseguinte, da Metodologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informática para estas Empresas.
No início da década de 80, preocupava-se em colocar os processos administrativos. Na Administração de empresas, muitas técnicas e metodologias que existiram nos últimos 20 anos, são utilizadas até hoje.

O Que é uma Organização Quântica
Empresa quântica? O que é realmente isso e o que está acontecendo com os novos administradores? Como ingressar dentro das Empresas que se destacam em um mundo cada vez mais confuso, competitivo e globalizado? Uma série de reportagens fala atualmente como isto está ocorrendo sem uma visão romântica ou mística do assunto, abrangendo ciências antes não faladas em administração eclesiástica como física quântica, biologia, ecologia etc.
Será que eu tenho que saber o que é física quântica? Mostra-nos a necessidade de conhecer teorema de física, teoria do caos, avanços biológicos, técnicas de plantio e colheita, para melhor aplicar dentro da Empresa, por nós administradas, ou até prever manifestações e mudanças na vida dos clientes e das pessoas que influenciam nossas Empresas. 
A física Danah Zohar afirma que: “Todo esse conjunto de ciências do século XX traz novos paradigmas, muda conceitos fundamentais a partir dos quais compreendemos melhor o mundo e podemos ver coisas que antes não percebíamos.”
Mas qual a necessidade de paradigmas? Simplesmente para aumentar a capacidade de raciocínio, adaptar-se a novas realidades, ser capaz de perceber o mundo que nos cerca, não só percebê-lo mas interagir da melhor forma possível. A física clássica, diz Danah, deu-nos uma série de paradigmas para entender o mundo. Hoje vivemos num mundo de organizações newtonianas, que raciocinam com certeza e previsibilidade. Estas organizações são hierárquicas. Isto é, o poder emana do topo e é vital em todos os níveis. 
As organizações newtonianas frisam um único ponto de vista: são organizadas e gerenciadas como se a soma de suas partes explicasse o todo. Danah Zohar, propõe um novo modelo, baseado nas idéias, na linguagem e nas novas ciências, e enumera oito diferentes paradigmas que estão atualmente ocorrendo:

Paradigmas das Novas Organizações
Quantismo e Holismo, não atomismo: O modelo de física clássica é atomístico, onde o todo é formado por partes e a interação entre estas partes explica o conjunto. A física quântica ensina-nos que os sistemas físicos consistem de padrões de energia dinâmica. Nenhum pedaço pode ser visto separadamente do todo sem que haja distorções ou perdas. A organização quântica é holística, buscando explicar o todo pelas suas partes, devendo se preocupar menos com o controle dos processos e encorajar mais o relacionamento entre líderes e clientes, entre líderes e demais ministérios, departamentos ou divisões. A organização quântica deve ser consistente em um contexto maior - humano, corporativo, social e ecológico - aumentando as relações entre si.

Indeterminismo
Na física clássica, indeterminismo diz que cada efeito tem a sua causa, e que tudo pode ser previsto. Na teoria quântica e do caos, não há previsibilidade, não há controle possível. A organização quântica deve ser flexível, andar no limite da ordem e do caos. Adotar funções não tão específicas para os seus profissionais. É sua indeterminação que a torna capaz de evoluir em qualquer direção, conforme a situação requeira.

Auto-organização
Na física clássica o que vale é o reducionismo e a análise. Para qualquer realidade constrói-se um modelo simples o suficiente para que se possa entender, e amplo o bastante para dar conta da realidade. A teoria quântica e a teoria da complexidade, afirmam que um sistema tem propriedades e potencial não apresentados pelas partes que o compõem. Por isto que não se pode copiar exemplos de Empresas-modelos porque elas apresentam outras propriedades, outros potenciais, outras realidades que não se aplicam para esta. A Empresa quântica tem de ser auto-organizada e emergente. Deve valorizar a criatividade de seus funcionários, deixar fluir as informações e a troca de suas próprias idéias. O processo de decisão deve ser mais bem distribuído.

Ambos, não um ou outro
Na teoria clássica algo é ou não é. Na teoria quântica isto é contradito no fato de que as partículas têm tanto comportamento de partículas como de ondas. Na Empresa quântica deve-se aproveitar a diversidade, as ondas de possibilidades de cada um de seus componentes e só quando for a hora de mediação, no momento final de decisão, optar por seguir um caminho que vai se impor aos demais caminhos.

O mundo incerto
A Empresa quântica assemelha-se não com uma orquestra, mas com uma sessão de jazz, onde os
músicos interagem livremente e não há condutor. Um tema vai se desenvolvendo, um todo organiza as partes, mas o resultado final é sempre uma surpresa, uma boa surpresa.

Potencial, não real
Resultados trimestrais e avaliações de desempenho, fazem parte do mundo mensurável, cabendo em gráficos cartesianos. Num sistema quântico, ninguém sabe o objetivo para qual caminha a evolução, até que ela aconteça. A administração quântica fala de potencial, mais do que a realidade, fala de qualidade mais do que quantidade. A organização quântica teria a estrutura que encorajasse as pessoas a aceitar mais riscos, mas buscando um aprimoramento e uma qualidade de produtos e serviços cada vez maior.

Universo participativo
Para a ciência clássica, um experimento divide-se entre o sujeito e o objetivo, o observador e o fenômeno. Um dos paradigmas da física quântica é a impossibilidade de estudar o fenômeno por si, como se o observador não existisse. A Empresa quântica é profundamente ecológica: tem consciência da Terra como um sistema integral, com o homem inserido. A Empresa deve ser co-participativa nos ambientes social, cultural e natural. Não se pode pensar em evangelismo, sem pensar também em ecologia, em ajuda social, em participação política ou em educação teológica/secular.

O vácuo
A teoria quântica diz-nos que todas as coisas do Universo são excitações do vácuo quântico. Uma organização quântica seria centrada em uma visão e dirigida por seus valores. A partir destes valores e doutrinas (pessoas e seus dons/habilidades), organiza-se os padrões de energia que representam as relações, os serviços, os produtos, as prioridades, etc.

Hoje existem algumas terapias que auxiliadas a metodologia quântica empresarial resultam em maravilhosos benefícios, tanto para os gestores como para seus colaboradores. As Barras de Access é uma destas terapias associativas que mostram resultados imediatos, gerando grande mudança corporativa.

O que é a técnica de Barras de Access?
As Barras de Access são 32 pontos na cabeça onde estão armazenados todos os pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes, crenças limitantes e pontos de vistas sobre qualquer área de sua vida, quando as barras são ativadas através do toque na cabeça, é como apertar a tecla “delete”, do computador, apagando esses condicionamentos que não nos servem mais, permitindo assim mais espaço disponível para poder receber e criar experiências completamente novas.

As Empresas Quânticas são hoje uma grande realidade. Como sua empresa pode se tornar uma empresa quântica, fornecendo qualidade de vida aos seus colaboradores e aumentando sua lucratividade? 
Somos um consultoria empresarial e utilizamos a metodologia quântica para resolução de desafios. Saiba mais sobre as possibilidades infinitas da nova gestão quântica.

Entre em contato conosco!


Alice Salgado
Facilitadora e terapeuta em Barras de Access® 
Consultora Organizacional, Empresária, Terapeuta, Palestrante motivacional, utiliza a metodologia quântica para gestão eficiente com uma visão holística organizacional e pessoal.



11-98163-9250 Whatsapp
autoconhecimentoeequilibrio@gmail.com
    



Facilitadora e terapeuta em Barras de Access® 

Próximos cursos em Barras de Access: 
                                                                                 
SANTO ANDRÉ/SP  09/10 
  
SÃO PAULO/SP        16/10 

GUARULHOS/SP     23/10  

Link para inscrições: bit.ly/formulario-barras-alice


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deste post deixe o seu comentário.